Normas para submissão de resumos científicos no VIII Congresso Nacional e IV Internacional de Oncologia
Data limite para submissão de trabalhos: 30 de junho de 2024
Leia atentamente as informações abaixo antes de submeter seu trabalho.
NORMAIS GERAIS
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O autor responsável pela submissão deve estar devidamente inscrito(a) no evento para realizar a submissão.
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Cada inscrição pode submeter até dois trabalhos como primeiro/a autor/a.
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Não há limite para participação em resumos como coautor/a.
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Será permitida a inscrição de trabalhos contendo um/a autor/a principal e até seis coautores (totalizando 7 autores por resumo).
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A pessoa que realizar a submissão deve ser o primeiro/a autor/a do trabalho.
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O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso, disponível apenas para inscritos (na aba “Meus resumos”, clicar em “Enviar novo resumo”).
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Trabalhos que envolvam seres humanos deverão indicar no texto o número, bem como a anexação do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), inclusive para estudos de casos, série e relatos de casos - em conformidade com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Declaração de Helsinque.
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Estudos que envolverem animais deverão estar em consonância com as normas da Comissão de Ética em Experimentação e Bem-estar Animal, apresentando número e parecer desse Comitê.
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Trabalhos dos eixos Advocacy e Inovação, Tecnologia e Gestão em saúde (Ciências Sociais e Humanas) deverão estar de acordo com a Resolução nº 510/2016 do CNS, e no caso do envolvimento de seres humanos, também deverão constar o número de aprovação e anexar o parecer do CEP.
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Os resumos serão publicados nos Anais do Evento na Revista Unimontes Científica (RUC), ISSN (eletrônico) - 2236-5257, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (publicação com DOI).
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica
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Não será aceito resumos contendo apenas acadêmicos de graduação. Sendo obrigatório pelo menos um dos autores ser profissional com ensino superior completo e que tenha atuado como orientador/a.
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Para cada trabalho aceito (aprovado) deverá ser pago a taxa de aceite de R$ 50,00 (cinquenta reais).
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Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados de forma presencial ou online. Apenas trabalhos contendo autores (todos) não residentes em Montes Claros -MG, poderão apresentar no formato online, a ser conferido pela afiliação dos autores.
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Será emitido apenas 01 (um) certificado de apresentação por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão disponibilizados eletronicamente seguindo a ordem informada na submissão.
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Os trabalhos que tiverem solicitações de correções pelos membros da Comissão Científica serão devolvidos aos autores para que executem as alterações em até 48 horas, a contar do horário de devolutiva da comissão.
TIPOS DE TRABALHOS
- Pesquisa original
- Relato de caso
- Relato de experiência
- Revisões (narrativa, integrativa, escopo, sistemática)
- Projeto de pesquisa
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Serão aceitos apenas trabalhos com temáticas relacionadas ao câncer.
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Serão aceitos relatos de experiência, e não será obrigatório o parecer de aprovação do CEP. Contudo, os mesmos deverão descrever experiências que possam contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Vivências profissionais e acadêmicas exitosas ou não, que contribuam com a discussão, estabeleçam ponderações e reflexões, além da troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde em Oncologia.
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Serão aceitos resumos de projetos de pesquisa institucionalizados (comprovada via Resolução, Portaria, declaração institucional ou Parecer do CEP) de ensino, pesquisa e extensão com temáticas exclusivas relacionadas ao câncer.
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Os trabalhos inscritos poderão apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.
EIXOS TEMÁTICOS*
- Promoção de Saúde
- Epidemiologia
- Prevenção
- Diagnóstico
- Tratamento
- Cuidados Paliativos
- Advocacy
- Inovação, Tecnologia e Gestão em saúde
- Abordagem multidisciplinar
- Especialidades aplicadas ao cuidado do câncer
* Serão aceitos apenas trabalhos com temáticas relacionadas ao câncer.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS E APRESENTAÇÃO
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Os resumos poderão ser submetidos em português ou inglês.
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Incluir título conciso e que reflita o estudo em questão, com limite de 120 caracteres (sem espaço).
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O texto do resumo pode conter no máximo 1500 caracteres (sem espaço), sem contar título, autores e afiliação.
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O resumo do trabalho deverá ser digitado em parágrafo único, estruturado de acordo com o tipo de trabalho:
- Pesquisa original (objetivo, metodologia, resultados, conclusão)
- Relato de caso (objetivo, relato, conclusão)
- Relato de experiência (objetivo, relato, conclusão)
- Revisões (objetivo, metodologia de busca, resultados, conclusão)
- Projeto de pesquisa (objetivo, metodologia, resultados, esperados)
As palavras Objetivos, Métodos (ou relato), Resultados e Conclusões não deverão estar explicitados/escritos no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico.
5. Indica-se as seguintes informações essenciais a serem consideradas na construção dos resumos e que serão avaliadas pela comissão científica:
Pesquisa original (estudo laboratorial/animal): tipo de amostra/animal, grupos experimentais, procedimentos realizados, intervenções, análises conduzidas para identificar desfechos, resultados principais e análise dos dados.
Pesquisa original (ensaio clínico): tamanho amostral, características da amostra, randomização, cegamento (se aplicável), grupos experimentais, intervenção, características dos examinadores, análises conduzidas para identificar os desfechos e análise dos dados. Sugere-se seguir o guia CONSORT*
Pesquisa original (estudos observacionais, transversais, longitudinais): processo de amostragem, procedimentos realizados (coleta de dados), características da amostra e análise dos dados. Reportar resultados da estatística, mas com foco na interpretação dos dados.
Relato de caso: especificações dos procedimentos realizados, produtos e materiais empregados, tempo de avaliação, execução e acompanhamento, desfechos do caso.
Relato de experiência: características da atividade ou vivência e seus desfechos.
Revisões (narrativa): bases de dados consideradas, período de avaliação, critérios de inclusão e exclusão (se adotados), palavras-chave utilizadas.
Revisões (integrativa): bases de dados consideradas, período de avaliação, critérios de inclusão e exclusão (se adotados), tipos de estudos incluídos, palavras-chave utilizadas, total de resultados da busca e de estudos selecionados.
Revisões (sistemática): sugere-se seguir e mencionar o guia PRISMA statement*; bases bibliográficas consideradas (mínimo de 3), palavras-chave, critérios de inclusão e exclusão, período de avaliação, data da busca, total de resultados da busca e de estudos selecionados. Em caso de meta-análise, considerar a análise realizada e os principais resultados.
Revisões sistemáticas já executadas ou projetos de revisões sistemáticas devem ter o registro no PROSPERO.
*Guias para condução de diferentes estudos e reportar os seus resultados, podem ser encontrados na plataforma Equator: www.equator-network.org
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Os nomes dos autores não devem ser mencionados no corpo do texto.
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Incluir para cada autor: nome completo, e-mail, cargo/função e afiliação (instituição).
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No ato da submissão, informar se o trabalho será apresentado no formato presencial ou online. Apenas trabalhos contendo autores (todos) não residentes em Montes Claros - MG, poderão apresentar no formato online, a ser conferido pela afiliação dos autores.
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Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão eletrônica.
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A submissão será feita inteiramente pelo site do evento. O título, corpo do resumo e informações dos autores devem ser digitados ou inseridos (copiar e colar) no sistema de submissão nos campos apropriados. Não será possível anexar arquivos contendo o resumo.
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Não deverão ser incluídas referências bibliográficas.
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Trabalhos com financiamento deve ser inserido a agência/instituição responsável pelo financiamento e número do processo.
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Trabalhos envolvendo seres humanos, deve ser inserido uma cópia da aprovação do CEP, conforme descrito nas normas gerais.
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O resumo não deverá conter abreviaturas nem citações. No caso de siglas, as mesmas serão aceitas desde que expostas na íntegra na primeira citação.
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Os trabalhos aprovados serão apresentados e avaliados presencialmente ou virtualmente, nos dias 23 e 24 de agosto de 2024 (data e horários a serem divulgados), na modalidade e-pôster (mediante apresentação do autor ou um dos coautores), assim como emitido e entregue um certificado de apresentação de trabalho científico, contendo o nome do autor e todos os coautores.
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Os 3 trabalhos com melhor avaliação pela comissão avaliadora receberão menção honrosa.