top of page

Normas para submissão de resumos científicos no VIII Congresso Nacional e IV Internacional de Oncologia

Data limite para submissão de trabalhos: 30 de junho de 2024

 

Leia atentamente as informações abaixo antes de submeter seu trabalho.

 

NORMAIS GERAIS

 

  1. O autor responsável pela submissão deve estar devidamente inscrito(a) no evento para realizar a submissão.

  2. Cada inscrição pode submeter até dois trabalhos como primeiro/a autor/a.

  3. Não há limite para participação em resumos como coautor/a.

  4. Será permitida a inscrição de trabalhos contendo um/a autor/a principal e até seis coautores (totalizando 7 autores por resumo).

  5. A pessoa que realizar a submissão deve ser o primeiro/a autor/a do trabalho.

  6. O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso, disponível apenas para inscritos (na aba “Meus resumos”, clicar em “Enviar novo resumo”).

  7. Trabalhos que envolvam seres humanos deverão indicar no texto o número, bem como a anexação do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), inclusive para estudos de casos, série e relatos de casos - em conformidade com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Declaração de Helsinque.

  8. Estudos que envolverem animais deverão estar em consonância com as normas da Comissão de Ética em Experimentação e Bem-estar Animal, apresentando número e parecer desse Comitê.

  9. Trabalhos dos eixos Advocacy e Inovação, Tecnologia e Gestão em saúde (Ciências Sociais e Humanas) deverão estar de acordo com a Resolução nº 510/2016 do CNS, e no caso do envolvimento de seres humanos, também deverão constar o número de aprovação e anexar o parecer do CEP.

  10. Os resumos serão publicados nos Anais do Evento na Revista Unimontes Científica (RUC), ISSN (eletrônico) - 2236-5257, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (publicação com DOI).

https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica

  1. Não será aceito resumos contendo apenas acadêmicos de graduação. Sendo obrigatório pelo menos um dos autores ser profissional com ensino superior completo e que tenha atuado como orientador/a.

  2. Para cada trabalho aceito (aprovado) deverá ser pago a taxa de aceite de R$ 50,00 (cinquenta reais).

  3. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados de forma presencial ou online. Apenas trabalhos contendo autores (todos) não residentes em Montes Claros -MG, poderão apresentar no formato online, a ser conferido pela afiliação dos autores.

  4. Será emitido apenas 01 (um) certificado de apresentação por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão disponibilizados eletronicamente seguindo a ordem informada na submissão.

  5. Os trabalhos que tiverem solicitações de correções pelos membros da Comissão Científica serão devolvidos aos autores para que executem as alterações em até 48 horas, a contar do horário de devolutiva da comissão.

 

TIPOS DE TRABALHOS

 

- Pesquisa original

- Relato de caso

- Relato de experiência 

- Revisões (narrativa, integrativa, escopo, sistemática)

- Projeto de pesquisa

 

  1. Serão aceitos apenas trabalhos com temáticas relacionadas ao câncer.

  2. Serão aceitos relatos de experiência, e não será obrigatório o parecer de aprovação do CEP. Contudo, os mesmos deverão descrever experiências que possam contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Vivências profissionais e acadêmicas exitosas ou não, que contribuam com a discussão, estabeleçam ponderações e reflexões, além da troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde em Oncologia.

  3. Serão aceitos resumos de projetos de pesquisa institucionalizados (comprovada via Resolução, Portaria, declaração institucional ou Parecer do CEP) de ensino, pesquisa e extensão com temáticas exclusivas relacionadas ao câncer.

  4. Os trabalhos inscritos poderão apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.


 

EIXOS TEMÁTICOS*

 

- Promoção de Saúde

- Epidemiologia

- Prevenção

- Diagnóstico

- Tratamento

- Cuidados Paliativos

- Advocacy

- Inovação, Tecnologia e Gestão em saúde

- Abordagem multidisciplinar

- Especialidades aplicadas ao cuidado do câncer 

 

* Serão aceitos apenas trabalhos com temáticas relacionadas ao câncer.

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS E APRESENTAÇÃO

  1. Os resumos poderão ser submetidos em português ou inglês.

  2. Incluir título conciso e que reflita o estudo em questão, com limite de 120 caracteres (sem espaço).

  3. O texto do resumo pode conter no máximo 1500 caracteres (sem espaço), sem contar título, autores e afiliação. 

  4. O resumo do trabalho deverá ser digitado em parágrafo único, estruturado de acordo com o tipo de trabalho: 

- Pesquisa original (objetivo, metodologia, resultados, conclusão)

- Relato de caso (objetivo, relato, conclusão)

- Relato de experiência (objetivo, relato, conclusão)

- Revisões (objetivo, metodologia de busca, resultados, conclusão)

- Projeto de pesquisa (objetivo, metodologia, resultados, esperados)

 

As palavras Objetivos, Métodos (ou relato), Resultados e Conclusões não deverão estar explicitados/escritos no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico.

 

 5. Indica-se as seguintes informações essenciais a serem consideradas na construção dos resumos e que serão avaliadas pela comissão científica:

 

Pesquisa original (estudo laboratorial/animal): tipo de amostra/animal, grupos experimentais, procedimentos realizados, intervenções, análises conduzidas para identificar desfechos, resultados principais e análise dos dados.

 

Pesquisa original (ensaio clínico): tamanho amostral, características da amostra, randomização, cegamento (se aplicável), grupos experimentais, intervenção, características dos examinadores, análises conduzidas para identificar os desfechos e análise dos dados. Sugere-se seguir o guia CONSORT*

 

Pesquisa original (estudos observacionais, transversais, longitudinais): processo de amostragem, procedimentos realizados (coleta de dados), características da amostra e análise dos dados. Reportar resultados da estatística, mas com foco na interpretação dos dados.

 

Relato de caso: especificações dos procedimentos realizados, produtos e materiais empregados, tempo de avaliação, execução e acompanhamento, desfechos do caso.

 

Relato de experiência: características da atividade ou vivência e seus desfechos.

 

Revisões (narrativa): bases de dados consideradas, período de avaliação, critérios de inclusão e exclusão (se adotados), palavras-chave utilizadas.

 

Revisões (integrativa): bases de dados consideradas, período de avaliação, critérios de inclusão e exclusão (se adotados), tipos de estudos incluídos, palavras-chave utilizadas, total de resultados da busca e de estudos selecionados.

Revisões (sistemática): sugere-se seguir e mencionar o guia PRISMA statement*; bases bibliográficas consideradas (mínimo de 3), palavras-chave, critérios de inclusão e exclusão, período de avaliação, data da busca, total de resultados da busca e de estudos selecionados. Em caso de meta-análise, considerar a análise realizada e os principais resultados.

Revisões sistemáticas já executadas ou projetos de revisões sistemáticas devem ter o registro no PROSPERO.

 

*Guias para condução de diferentes estudos e reportar os seus resultados, podem ser encontrados na plataforma Equator: www.equator-network.org

  1. Os nomes dos autores não devem ser mencionados no corpo do texto.

  2. Incluir para cada autor: nome completo, e-mail, cargo/função e afiliação (instituição).

  3. No ato da submissão, informar se o trabalho será apresentado no formato presencial ou online. Apenas trabalhos contendo autores (todos) não residentes em Montes Claros - MG, poderão apresentar no formato online, a ser conferido pela afiliação dos autores.

  4. Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão eletrônica.

  5. A submissão será feita inteiramente pelo site do evento. O título, corpo do resumo e informações dos autores devem ser digitados ou inseridos (copiar e colar) no sistema de submissão nos campos apropriados. Não será possível anexar arquivos contendo o resumo.

  6. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas. 

  7. Trabalhos com financiamento deve ser inserido a agência/instituição responsável pelo financiamento e número do processo. 

  8. Trabalhos envolvendo seres humanos, deve ser inserido uma cópia da aprovação do CEP, conforme descrito nas normas gerais.

  9. O resumo não deverá conter abreviaturas nem citações. No caso de siglas, as mesmas serão aceitas desde que expostas na íntegra na primeira citação.

  10. Os trabalhos aprovados serão apresentados e avaliados presencialmente ou virtualmente, nos dias 23 e 24 de agosto de 2024 (data e horários a serem divulgados), na modalidade e-pôster (mediante apresentação do autor ou um dos coautores), assim como emitido e entregue um certificado de apresentação de trabalho científico, contendo o nome do autor e todos os coautores.

  11. Os 3 trabalhos com melhor avaliação pela comissão avaliadora receberão menção honrosa. 

bottom of page